Escolha cachorros de pequeno porte!

As raças de cachorros de pequeno porte tiveram um papel importante, durante o período em que cães eram utilizados para a caça e até mesmo para o rebanho. Atualmente devido à falta de espaço, pelo fato das casas serem cada vez menores e as pessoas também escolherem muito os apartamentos, as raças menores vêm se difundindo cada vez mais. Entenda o porquê neste artigo e também confira uma breve lista com as raças mais comuns no Brasil.

cachorros de pequeno porte

Cachorros de pequeno porte geralmente ficam dentro de casa

Não são em todos os lares, mas na maioria deles os cachorros de pequeno porte sempre passam mais tempo dentro de casa. Talvez porque bagunçam menos os aposentos, fazem menos sujeira, e são ótimos para quem gosta de ficar com o cachorro no colo e provavelmente até dormir com ele. Sem falar que também ocupam menos espaço para dividir o sofá, no caso dos mais folgados. Mas não descuide deles, pois alguns cachorros pequenos tem fama de tocarem o terror e virar a casa de cabeça para baixo.

Leitura sugerida: Cachorros para Apartamento

O custo é menor

Nem preciso fazer cálculos aqui para deixar claro que cachorros de pequeno porte comem menos. Então, na hora de decidir qual será a raça do seu grande amigo, analise o quanto você poderá gastar com ele. Se o seu orçamento é curto, talvez um cachorro de pequeno porte seja a melhor opção, pois seu gasto será bem menor alimentando um Chihuahua do que um Labrador. No caso das vacinas e remédios temos o mesmo cenário: é tudo mais barato.

A casinha dele você nem precisar comprar pronta. Pelo tamanho do mascote fica fácil produzir uma que agrade o bichinho, e que o custo também seja muito pequeno. Basta usar a criatividade. Se o animalzinho for dormir paro a lado de dentro, ou mesmo em um apartamento, não precisa se preocupar com uma casa pra ele, apenas se certifique de arrumar boas cobertas e panos para ele, já que estará protegido das ações do tempo.

Menos trabalho para levar para passear

Cachorro pequeno geralmente não da muito trabalho para passear. Principalmente por ele não sair te arrastando, igual os Boxers geralmente fazem. Uma pequena caminhada já é um exercício completo para eles. Os de porte grande, como os Pastores, já tem uma necessidade maior de atividades físicas mais puxadas, como a corrida por exemplo. Cachorro de porte pequeno é economia de fôlego também!

Algumas raças de cachorros de pequeno porte

● Beagle
● Buldogue Francês
● Cão de Crista Chinês
● Chihuahua
● Dachshund (Teckel)
● Fox Paulistinha
● Lhasa Apso
● Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão)
● Pequinês
● Pinscher
● Poodle (gigante, médio, anão e toy)
● Pug
● Schnauzer Miniatura
● Shih Tzu
● Yorkshire Terrier

Sobre cachorros de pequeno porte

A intenção do artigo não foi fazer uma comparação direta dizendo que cães de pequeno porte são melhores, e sim, apenas expor as vantagens de ter um cachorro pequeno. Na hora de adotar ou mesmo comprar um animalzinho, tenha sempre em mente o que citamos no texto: o espaço disponível para ele, o dinheiro que você poderá gastar e o tempo que você vai poder dedicar ao seu cachorro.
Seu cãozinho fica dentro de casa? Como ele se comporta? Tem alguma dica bacana? Deixe ai nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *