Dicas para educar um cachorro

Ter um cachorro em casa é muito bom para toda a família, mas as pessoas devem ter em mente que o cão é um ser vivo que necessita de cuidados como qualquer outro. Além de cuidar da alimentação, higienização, vacinação e do local para o cachorro dormir, é essencial educá-lo ainda filhote, assim evitará muitos problemas no futuro.

dicas para educar um cachorro

Para educar um cão é preciso um adestrador profissional que sabe todas as técnicas para deixar seu animalzinho comportado e obediente, mas para quem busca dicas para educar seu cão, aqui vai uma lista com as atividades básicas que todo cachorro deve aprender.

Dicas para educar um cachorro

  • Usar o banheiro – Todo cachorro, precisa ter um lugar na casa específico para fazer as suas necessidades. O ideal é que seja no quintal ou na lavanderia, que seja fácil de limpar e longe do local que o animal come ou dorme. É essencial também colocar no canto um jornal ou papel higiênico.
  • Para ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo é preciso muita persistência e paciência. Observe o comportamento do seu animal, geralmente eles fazem suas necessidades quando acordam e depois que se alimentam. Alguns sinais que os cães demonstram que estão com vontade de alguma coisa é rodar e cheirar. Quando isso acontecer coloque-o no canto que tiver escolhido para ele fazer as suas necessidades, que deve estar forrado com um papel, e espere, se ele quiser sair diga não, insista até que ele faça as coisas no lugar que você o colocou.
  • Se ele conseguir fazer as necessidades no papel que colocou, compense-o com carinhos, petiscos e elogios, se ele não acertar, tenha paciência que na próxima ele acertará. Fale com seu cão baixo e com calma e jamais use violência.
  • Refeições – Na hora das refeições dos seus donos, é comum os cachorros, principalmente filhotes, ficarem querendo brincar, comer a comida, ficar latindo e muito mais. Para evitar essa situação, basta acostumá-lo a comer na mesma hora que os donos, basta colocar a comida do seu bichinho apenas quando você for comer.
  • Limites dentro de casa – Para evitar que o seu cão fique rodando pela casa, subindo nos móveis e destruindo tudo que vê pela frente, imponha limites. Nos primeiros dias dele na casa, já é necessário determinar onde ele pode ficar e onde não. Para evitar que o cachorro ultrapasse os limites, a dica é repreendê-lo com uma palavra curta, como “não”. Se ele subir nos móveis tire-o com carinho e faça isso todas as vezes que precisar.

O ideal é colocar um tapete ou uma caminha para que seu animal possa ficar durante o dia, quando ele acertar, compense-o com um petisco e carinhos.

Portanto se quer educar o seu cão, siga as dicas acima, porém é essencial evitar a violência, pois os animais de estimação não podem ser agredidos e devem ser tratados com carinho e doçura. Lembrando que para que um cachorro atenda aos comandos do seu dono, é preciso falar firme com ele e compensá-lo pelos acertos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *