Doença do Carrapato

Ter um cachorrinho em casa é uma grande alegria para toda a família, pois é um ser alegre, carinhoso e que torna a vida do seu dono mais feliz. O cachorro é um ser vivo, por isso ele necessita de cuidados, como alimentação, higiene, vacinação, brincadeiras e saúde.
Os cachorros estão propensos a contrair as mais diversas doenças, porém uma das mais temidas por donos de cachorros é a doença do carrapato.

doença do carrapato

Tipos da doença do carrapato

A doença do carrapato, também chamada de hemoparasitose, tem dois tipos, a erliquiose e a babesiose, essa enfermidade é transmitida pelo carrapato marrom que fica no corpo do cachorro e chupa o seu sangue, pois ele é um parasita. Os dois tipos de doenças do carrapato podem atingir o cachorro juntas ou separadas, e são causadas por agentes diferentes.
A erliquiose ataca os glóbulos brancos do sangue e a babesiose age sobre os glóbulos vermelhos, ambos os tipos destroem os glóbulos do sangue e afetam o organismo do cão.

Os principais sintomas da doença do carrapato são: depressão, anemia, fraqueza, febre e perda de apetite, que deixam o cachorro cansado e desanimado. Cães alegres e brincalhões, que estejam desanimados, pode ser um sinal de que eles estão com a doença do carrapato, por isso o mais indicado é levá-lo ao veterinário. Essa doença pode passar despercebida em cachorros que passam muito tempo, sozinhos ou que são mais calmos, por isso, fazer visitas ao veterinário, pelo menos, a cada seis meses é essencial.

Doença do carrapato – diagnóstico e tratamento

Os dois tipos de doença do carrapato são diagnosticados por um exame de sangue que pode dar sinais de alteração, como um leucograma ou hemograma, existem também exames mais específicos para diagnosticar a doença, como a sorologia para hemoparasitose.

Os dois tipos de doença do carrapato tem tratamento, e a sua cura é através de remédios prescritos pelo veterinário. Além do tratamento, o cachorro deve ficar em um local limpo e protegido dos carrapatos.
No começo do tratamento, o cão já apresenta sinais de melhora, mas para que ele se cure totalmente é preciso algumas semanas ou até meses. O tratamento da doença do carrapato deve ser iniciado o mais rápido possível, porque essa doença destrói a medula e pode levar o bicho a uma anemia profunda e até a morte.

Como tirar carrapatos dos cães

Quando encontrar um carrapato em seu cachorro, aplique no local, algumas gotas de parafina ou vaselina, esfregue com cuidado para amaciar a pele do cachorro e depois puxe o carrapato com cuidado. Depois de tirar o carrapato, coloque-o em um recipiente com álcool, para eliminá-lo junto com seus ovos. No mercado também podem ser encontradas pinças especiais para tirar carrapatos de cachorros, é importante lavar as mãos antes e depois de retirar o carrapato.

Portanto cuide do seu cachorro para que ele viva sempre saudável. Para evitar que seu cão tenha carrapatos, deixe-o longe de outros cachorros e de lugares com muito mato, e claro, mantenha-o limpo. A doença do carrapato atinge cachorros de todos os portes, então cuide do seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *