Tudo Sobre Cachorro Vira-Lata

Alegre, brincalhão, às vezes sistemático e muito inteligente. Se um cachorro é popular no Brasil, com certeza é o vira-lata. Acredito que todas as pessoas que um dia tiveram uma mascote, com certeza já possuíram pelo menos um cachorro vira-lata.
Por se tratar de uma “raça” sem muitas peculiaridades, quanto aos cuidados, o cachorro vira-lata é o de maior número nos lares. E podemos entender esse termo como cachorros de rua, e também os cachorros sem uma raça definida, que não precisam ser necessariamente de rua.

Aqui eu vou abordar os de rua. Saiba mais a seguir.

 

cachorro vira-lata

 

Leitura sugerida: 7 Dicas de Como Treinar Seu Cachorro

Origem do cachorro vira-lata de rua

Assim como as misturas que envolvem o cruzamento de um cachorro de rua, não dá para saber ao certo a origem desses cachorros. Mas existem alguns fatores que irei comentar, e já deixo claro que são do meu ponto de vista pessoal, que podemos interligar e chegar à uma conclusão:

• Abandono dos cães;
• Controle de animais abandonados (não me refiro a matar, e sim recolher para os abrigos);
• Status agregado aos cães de raça.

Abandono dos cães

Apesar dos casos de alguns cães que escapam da casa dos seus donos e não volta mais, a maioria dos cachorros vira-lata de rua são frutos do abandono. Infelizmente essa prática favorece entre esse e outros problemas, que encontramos quando existem cachorros nas ruas. Assim esses animais se reproduzem sem controle, aumentando cada vez mais o seu número.

Controle de animais abandonados

Infelizmente não são muitas as pessoas que adotam um cão direto das ruas. Os projetos e ONGs, que atuam resgatando animais sem lar, e até mesmo castrando os animais, também não dão conta de tamanho volume de cães que encontramos nas ruas. Sem falar que boa parte dos animais recolhidos, e tratados nesses locais, não recebe um novo lar. Falarei disso no próximo item.

Status agregado aos cães de raça

O status que cães de raça atraem dificulta muito a adoção de cachorros vira-lata. Devido à vaidade das pessoas, os animais que acabam indo para a adoção, se forem vira-lata , tem mais dificuldade para serem adotados. É o famoso “julgar um livro pela capa”, dando sempre prestígio aos cães de raça.

Apesar da bela iniciativa de recolher esses cachorros, ainda falta um pouco mais de conscientização, para que as pessoas deixem o preconceito de lado, e na hora de adotar escolham um vira-lata também!

Características do cachorro vira-lata

Podemos dizer que todas as encontradas no mundo canino! Como a mistura de raças é muito grande, pode se encontrar vira-latas com vários comportamentos diferentes.
De uma forma geral, esses cachorros são muito alegres. Mas não é isso que os destaca. Os cachorros vira-lata de rua são muito companheiros. Acredita-se que, pelo fato deles morarem nas ruas, acabaram desenvolvendo um certo charme para receber algum agrado das pessoas. Não são raros os casos de moradores de ruas, estarem acompanhadas de alguns cachorros. Isso não quer dizer que eles são mais companheiros que cães com pedigree.

A simplicidade do cachorro vira-lata também o destaca. Não negam nada, desde comida até um brinquedo, por mais simples que seja. Mas não descuide da alimentação deles por isso. Apesar de comerem de tudo, qualquer cachorro, independente de ter raça ou não, precisa de uma alimentação adequada para manter a sua saúde.

Cachorro vira-lata de rua é mais resistentes às doenças

Isso é verdade. Mas não quer dizer que são imunes à tudo. Como não receberam cuidados quando filhotes, a exposição às doenças, fome, frio, e às demais condições que existem nas ruas, possibilitaram apenas que os cachorros vira-lata mais fortes sobrevivessem e gerassem descendentes. Esse é o processo de seleção natural atuando.

Caso adote um vira-lata, não deixe de lado o veterinário. Eles continuam com a carência das vacinas e acompanhamento .

Não julgue pela raça. Ou mistura delas…

Não queremos dizer que os cachorros de rua são melhores ou piores que os possuidores de pedigree. Porém, quando for adotar um cachorro, saiba que escolher um cachorro vira-lata de rua é também um ato de caridade. Eles foram injustiçados, abandonados e maltratados de diversas maneiras. Proporcionar um lar e companhia para esses anjos é mais que uma boa ação.

Geralmente os vira-latas realizam proezas que até seus donos duvidam. O seu já fez alguma? Conte-nos!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *