Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso

Os animais de estimação são muito importantes dentro de uma casa, pois com o tempo, eles se tornam membros da família, e como todo ser vivo, eles precisam de cuidados e atenção. Por estar cada vez mais comum as pessoas morarem em casas pequenas ou apartamentos compactos, os animais mais procurados pelas famílias são os cachorros de pequeno porte.

Atualmente é possível encontrar muitas raças diferentes de cães pequenos, porém uma das raças mais adoradas é a Lhasa Apso.

lhasa apso

História da raça Lhasa Apso

A raça Lhasa Apso é antiga, os cachorros dessa raça foram criados por séculos pelos monges e nobres do Tibete. Lhasa, é o nome da cidade sagrada da região onde eles eram criados e Apso, pode ter tido origem no leão, devido ao seu papel de protetor ou na cabra por sua pelagem lanosa. Os cães dessa raça são considerados sagrados no Tibete, porque os tibetanos acreditam que a alma de um homem bom depois que morre descansa no seu animal preferido.

Antigamente os cachorros da raça Lhasa Apso eram guardas de mosteiros e templos, ele também é tido como um amuleto de boa sorte, mas ele teria que ser presenteado e não comprado.

Na década de 20, Dailai Lama começou a procurar apoios de outros países para a causa tibetana, para isso ele ofereceu alguns cachorros dessa raça como presentes a diplomatas, em especial os britânicos. A Lhasa Apso se tornou popular nos Estados Unidos na década de 30.

Comportamento do Lhasa Apso

A maior característica do Lhasa Apso é a lealdade aos seus donos e eles desconfiam das pessoas estranhas. Eles são destemidos e inteligentes e podem passar muito tempo, apenas esperando ou descansando até ouvir um barulho para investigar. Devido à capacidade de ficar longos períodos esperando alguma coisa acontecer, os cães da raça são ideais para serem criados em apartamentos.

Outra característica do Lhasa Apso é querer mandar no ambiente. Esses cachorros devem fazer exercícios, pelo menos, três vezes na semana, assim como as demais raças, por isso é importante colocá-los para caminhar.

Pelagem e nutrição do Lhasa Apso

Os pelos do Lhasa Apso são compridos e devem ser escovados todos os dias para evitar que se formem nós. Se os pelos forem mais curtos, como os dos filhotes, a escovação pode ser feita duas vezes por semana.

Embora seja uma raça muito querida e popular, o Lhasa Apso, apresenta necessidades de nutrição específicas. Se o cão for adulto ele precisa de uma dieta equilibrada, com poucas calorias para não ganhar muito peso. Os filhotes também precisam de uma dieta adequada, e vai depender dela a saúde do cachorro na fase adulta.

Os cães Lhasa Apso podem enfrentar diferentes problemas de saúde no decorrer da vida, sendo que os mais frequentes são problemas renais e oculares.

Portanto se está procurando um animal de estimação bonito, simpático, dócil e protetor, então adquira um cão da raça Lhasa Apso, que é uma ótima companhia e vai agradar a todos da família. Lembrando que esses cães não gostam muito de pessoas estranhas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *